REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Frei Carlos Mesters, O.Carm.
02 de Outubro - Santos Anjos da Guarda
1) Oração
Ó Deus, que na vossa misteriosa
providência
mandais os vossos Anjos para
guardar-nos,
concedei que nos defendam de
todos os perigos
e gozemos eternamente do seu
convívio.
Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho - Mateus 18,1-5.10 (Mc 9,33-37)
Naquele momento, 18,1 os discípulos se aproximaram de Jesus e
perguntaram: "Quem é o maior no Reino do Céu?" 2 Jesus
chamou uma criança, colocou-a no meio deles, 3 e disse: "Eu
lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças,
vocês nunca entrarão no Reino do Céu. 4 Quem se abaixa, e se torna como essa criança, esse é
o maior no Reino do Céu. 5 E quem recebe em meu nome uma criança
como esta, é a mim que recebe."
(6 "Quem escandalizar um desses pequeninos que acreditam
em mim, melhor seria para ele pendurar uma pedra de moinho no pescoço, e ser
jogado no fundo do mar. 7 Ai do mundo por causa dos escândalos! É
inevitável que aconteçam escândalos, mas ai do homem que causa escândalo! 8
Se a sua mão ou o seu pé é ocasião de escândalo para você, corte-o e jogue-o
para longe de você. É melhor para você entrar para a vida sem uma das mãos, ou sem um dos pés, do que ter as
duas mãos ou os dois pés, e ser lançado no fogo eterno. 9 E se o seu
olho é ocasião de escândalo para você, arranque-o e jogue-o para longe de você.
É melhor para você entrar para a vida com um olho só, do que ter os dois olhos,
e ser jogado no inferno de fogo.")
10
"Cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos, pois eu digo a
vocês: os anjos deles no céu estão sempre na presença do meu Pai que está no
céu.
3) Reflexão Mateus
18,1-5.10 (Mc 9,33-37)
* O
evangelho de hoje traz um texto tirado
do Sermão da Comunidade (Mt 18,1-35), no qual Mateus reúne frases de
Jesus para ajudar as comunidades do fim do primeiro século a superar os dois
problemas que elas enfrentavam naquele momento, a saber, a saída dos pequenos
por causa do escândalo de alguns (Mt 18,1-14) e a necessidade de diálogo para
superar os conflitos internos (Mt 18,15-35). O Sermão da Comunidade aborda
vários assuntos: o exercício do poder na comunidade (Mt 18,1-4), o escândalo
que exclui os pequenos (Mt 18,5-11), a obrigação de lutar pela retorno dos
pequenos (Mt 18,12-14), a correção fraterna (Mt 18,15-18), a oração (Mt
18,19-20) e o perdão (Mt 18,21-35). O acento cai na acolhida e na
reconciliação, pois o fundamento da fraternidade é o amor gratuito de Deus que
nos acolhe e perdoa. Só assim a comunidade será um sinal do Reino.
* No
Evangelho de hoje vamos meditar aquela parte que fala do acolhimento a ser dado
aos pequenos. A expressão, os pequenos não se refere só às crianças, mas sim às
pessoas sem importância na sociedade, inclusive
as crianças. Jesus pede que os pequenos estejam no centro das
preocupações da comunidade, pois "o
Pai não quer que um só destes pequenos se perca" (Mt 18,14).
* Mateus 18,1: A
pergunta dos discípulos que provocou o ensinamento de Jesus
Os discípulos
querem saber quem é o maior no Reino. Só o fato de alguém fazer esta pergunta
mostra que ele não entendeu bem a mensagem de Jesus. A resposta de Jesus, isto
é, o Sermão da Comunidade todo inteiro, é para fazer entender que entre os
seguidores e as seguidoras de Jesus deve vigorar o espírito de serviço, doação,
perdão, reconciliação e amor gratuito, sem buscar o próprio interesse.
* Mateus 18,2-5: O
critério básico: o menor é o maior.
“Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio
deles”, Os discípulos querem um critério para poder medir a importância das
pessoas na comunidade. Jesus responde que o critério é a criança! Criança não
tem importância social, não pertence ao mundo dos grandes. Os discípulos, em
vez de crescerem para cima e para o centro, devem crescer para baixo e para a
periferia! Assim serão os maiores no Reino! E o motivo é este: “Quem
recebe a um destes pequenos, recebe a mim!” O amor de Jesus pelos pequenos
não tem explicação. Criança não tem mérito, é amada pelos pais e por todos por
ser criança. É a pura gratuidade do amor de Deus que aqui se manifesta e pede
para ser imitada na comunidade pelos que acreditam em Jesus.
2. Mateus
18,6-9: Não escandalizar os pequenos.
O evangelho de
hoje omite estes versículos de 6 a 9 e continua no versículo 10. Damos uma
breve chave de leitura para estes versículos 6 a 9. Escandalizar os pequenos significa: ser motivo pelo qual os
pequenos percam a fé em Deus e abandonem a comunidade. A insistência demasiada
em normas e observâncias, como faziam alguns fariseus, afastava os pequenos, pois
já não encontravam a prática libertadora trazida por Jesus. Diante disso,
Mateus conservou frases bem fortes de Jesus, como aquela da pedra de moinho
amarrada no pescoço e aquela outra: “Ai
daquele ou daquela que for causa de escândalo!” Sinal de que naquele tempo
os pequenos já não se identificavam mais com a comunidade e procuravam outros
abrigos. E hoje? Só no Brasil, por ano, são em torno de um milhão de pessoas
que abandonam as igrejas históricas e migram para as pentecostais. E são os
pobres que fazem esta transição. Se eles saem, é porque os pobres, os pequenos,
já não se sentem em casa na nossa casa! Qual o motivo? Para evitar este
escândalo, Jesus manda cortar mão ou pé e arrancar o olho. Estas afirmações de
Jesus não podem ser tomadas ao pé da letra. Elas significam que se deve ser
muito exigente no combate ao escândalo que afasta os pequenos. Não podemos
permitir, de forma nenhuma, que os pequenos se sintam marginalizados na nossa
comunidade. Pois neste caso a comunidade já não seria um sinal do Reino de
Deus. Não seria de Jesus Cristo. Não seria cristã.
3. Mateus
18,10: Os anjos dos pequenos na presença do Pai
"Cuidado para não desprezar nenhum
desses pequeninos, pois eu digo a vocês: os anjos deles no céu estão sempre na
presença do meu Pai que está no céu”. Hoje, às vezes, se ouve alguém
perguntar: “Será que os anjos existem? Será que não é um elemento da cultura
persa, onde os judeus viveram tantos séculos atrás durante o exílio da Babilônia?” É
possível que seja. Mas isto não é o X da questão, não é a questão principal. Na
Bíblia, o anjo tem um outro significado. Há textos em que se fala do Anjo de
Javé ou Anjo de Deus e de repente se fala de Deus. Troca um pelo outro (Gn
18,1-2.9.10.13.16: cf Jz 13,3.18). Na Bíblia, anjo é o rosto de Javé voltado
para nós. Anjo de guarda é o rosto de Deus voltado para mim, para você! É a
expressão personalizada da convicção mais profunda da nossa fé, a saber, que
Deus está conosco, comigo, sempre! É uma maneira de concretizar o amor e a
presença de Deus na nossa vida, até nos mínimos detalhes.
4) Para um confronto pessoal
1) Os pequenos são acolhidos na nossa comunidade?. As
pessoas mais pobres do bairro participam da nossa comunidade?
2) Anjos de Deus, Anjo de Guarda. Muitas vezes, o Anjo
de Deus é a pessoa que ajuda outra pessoa. Existem muitos anjos e anjas na sua
vida?
5) Oração final
Foste tu que criaste minhas entranhas
e me teceste no seio de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste
maravilhoso;
são admiráveis as tuas obras.
(Sl 138, 13-14)
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