REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Frei Carlos Mesters, O.Carm.
1) Oração
Ó
Deus, que designastes são Barnabé, cheio de fé e do Espírito Santo, para
converter as nações, fazei que a vossa Igreja anuncie por palavras e atos o
Evangelho de Cristo que ele proclamou intrepidamente. Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Mateus 10, 7-13)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10,7"Em
vosso caminho, anunciai: `O Reino dos Céus está próximo'. 8Curai os
doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De
graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem
dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas
túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu
sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos
para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao
entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre
ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Palavra da Salvação.
3) Reflexão - Mt 10, 7-13
* Hoje é
festa de S. Barnabé. O evangelho fala das instruções de Jesus aos discípulos
sobre como anunciar a Boa Nova do Reino às “ovelhas perdidas de Israel” (Mt
10,6). Eles devem: 1. curar os
enfermos, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos, expulsar os demônios
(v.8); 2. anunciar de graça aquilo
que de graça receberam (v.8); 3. não
levar ouro, nem sandálias, nem bastão, nem sacola, nem sapatos, nem duas
túnicas (v.9); 4. procurar uma casa
onde possam ficar hospedados até terminar a missão (v.11); 5. ser portadores de paz (v.13).
* No
tempo de Jesus havia vários movimentos que, como Jesus, buscavam uma nova
maneira de viver e conviver, por exemplo, João Batista, os fariseus, essênios e
outros. Muitos deles também formavam comunidades de discípulos (Jo 1,35; Lc
11,1; At 19,3) e tinham seus missionários (Mt 23,15). Mas havia uma grande
diferença! Os fariseus, por exemplo, quando iam em missão, iam prevenidos.
Achavam que não podiam confiar na comida do povo que nem sempre era ritualmente
“pura”. Por isso, levavam sacola e dinheiro para poder cuidar da sua própria
comida. Assim, as observâncias da Lei da pureza, em vez de ajudar a superar as
divisões, enfraqueciam ainda mais a vivência dos valores comunitários. A
proposta de Jesus é diferente. O método dele transparece nos conselhos que ele
dá aos apóstolos quando os envia em missão. Por meio das instruções, ele
procura renovar e reorganizar as comunidades da Galiléia para que sejam
novamente uma expressão da Aliança, uma amostra do Reino de Deus. Vejamos:
* Mateus 10,7: O anúncio da proximidade do
Reino.
Jesus envia os discípulos para anunciar a Boa Nova.
Eles devem dizer: “O Reino dos céus está
próximo!” Em que consiste esta proximidade? Não significa a proximidade no
tempo no sentido de que basta aguardar mais um pouco de tempo e em breve o
Reino vai aparecer. “O Reino está próximo” significa que ele já está ao alcance
do povo, já “está no meio de vocês”
(Lc 17,21). É preciso adquirir um novo olhar para poder perceber a sua presença
ou proximidade. A vinda do Reino não é fruto da nossa observância, como queriam
os fariseus, mas ele se faz presente, gratuitamente, nas ações que Jesus
recomenda aos apóstolos: curar os enfermos, ressuscitar os mortos, purificar os
leprosos, expulsar os demônios.
* Mateus 10,8: Curar, ressuscitar, purificar,
expulsar
Doentes, mortos, leprosos, possessos eram os excluídos
da convivência, e eles eram excluídos em nome de Deus. Não podiam participar da
vida comunitária. Jesus manda que estas pessoas excluídas sejam acolhidas,
incluídas. É nestes gestos de acolhida e de inclusão dos excluídos que o Reino
de Deus se faz presente. Pois nestes gestos de gratuidade humana transparece o
amor gratuito de Deus que reconstrói a convivência humano e refaz os relacionamentos
inter-pessoais.
* Mateus 10,9-10: Não levar nada
Ao contrário dos outros missionários, os apóstolos não
podem levar nada: “Não levem nos cintos
moedas de ouro, de prata ou de cobre; nem sacola para o caminho, nem duas
túnicas, nem calçados, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu
alimento”. A única coisa que podem e devem levar é a Paz (Mt 10,13). Isto
significa que devem confiar na hospitalidade
e na partilha do povo. Pois o discípulo que vai sem nada levando apenas a paz,
mostra que confia no povo. Acredita que vai ser recebido, e o povo se sente
provocado, valorizado, respeitado e confirmado. O operário tem direito ao seu
alimento. Por meio desta prática o discípulo critica as leis de exclusão e
resgata os antigos valores da partilha e da convivência comunitária.
* Mateus 10,11-13: Conviver e integrar-se na
comunidade
Chegando num lugar os discípulos devem escolher uma
casa de paz e lá devem permanecer até o fim. Não devem passar de casa em casa,
mas conviver de maneira estável. Devem fazer-se membros da comunidade e
trabalhar pela paz, isto é, pela reconstrução dos relacionamentos humanos que
favorece a Paz. Por meio desta prática, eles resgatam uma antiga tradição do
povo, criticam a cultura de acumulação que marcava a política do Império Romano
e anunciam um novo modelo de convivência.
* Resumindo:
as ações recomendadas por Jesus para o anúncio do Reino são estas:
acolher os excluídos, confiar na hospitalidade, provocar a partilha, conviver
de modo estável e de maneira pacífica. Se isto acontecer, então podem e devem
gritar aos quatro ventos: O Reino chegou! Anunciar o Reino não é em primeiro
lugar ensinar verdades e doutrinas, catecismo ou direito canônico, mas é levar
as pessoas a uma nova maneira de viver e de conviver, a um novo jeito de agir e
de pensar a partir da Boa Notícia, trazida por Jesus, de que Deus é Pai/Mãe e
de que, portanto, todos somos irmãos e irmãs.
4) Para um confronto pessoal
1) Por que todas estas atitudes recomendadas por Jesus
são sinal da chegada do Reino de Deus?
2) Como realizar hoje aquilo que Jesus pede: “não
levar bolsa”, “não passar de casa em casa”?
5) Oração final
Cantai ao Senhor um cântico
novo,
porque ele operou
maravilhas.
Sua mão e seu santo braço
lhe deram a vitória.. (Sl 97, 1)
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