REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Frei Carlos Mesters, O.Carm.
1) Oração
Ó Deus, quando o vosso Filho
foi exaltado,
quisestes que sua Mãe
estivesse ao pé, junto à cruz, sofrendo com ele.
Dai à vossa Igreja, unida a
Maria na paixão de Cristo,
participar da ressurreição
do Senhor.
Que convosco vive e reina,
na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Jo 19,25-27)
Naquele tempo, 25Junto à cruz de
Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e
Maria Madalena. 26Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo
que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. 27Depois disse
ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a
sua casa.
3) Reflexão João 19,25-27
* Hoje, festa de Nossa Senhora das Dores, o evangelho do dia
traz a passagem em que Maria, a mãe de Jesus, e o discípulo amado se encontram
no calvário diante da Cruz. A Mãe de Jesus aparece duas vezes no evangelho de
João: no começo, nas bodas de Caná (Jo 2,1-5), e no fim, ao pé da Cruz (Jo
19,25-27). Estes dois episódios, exclusivos do evangelho de João, têm um valor
simbólico muito profundo. O evangelho de João, comparado com os outros três
evangelhos é como quem tira raio-X onde os outros três só tiram fotografia. O
raio-X da fé ajuda a descobrir dimensões nos acontecimentos que os olhos comuns
não chegam a perceber. O evangelho de João, além de descrever os fatos, revela
a dimensão simbólica que neles existe. Assim, nos dois casos, em Caná e na
Cruz, a Mãe de Jesus representa simbolicamente o Antigo Testamento que aguarda
a chegada do Novo Testamento e, nos dois casos, ela contribui para que o Novo
chegue. Maria aparece como o elo entre o que havia antes e o que virá depois.
Em Caná, ela simboliza o AT, percebe os limites do Antigo e toma a iniciativa para que o Novo possa chegar. Ela vai falar ao Filho: “Eles não tem mais vinho!” (Jo 2,3). E no Calvário? Vejamos:
* João 19, 25: As
mulheres e o Discípulo Amado junto à Cruz
Assim diz o Evangelho: “A mãe de Jesus, a irmã da mãe dele, Maria de Cléofas, e Maria Madalena
estavam junto à cruz”. A “fotografia”
mostra a mãe junto do filho, em pé. Mulher forte, que não se deixa abater.
“Stabat Mater Dolorosa!” Ela é uma presença silenciosa que apóia o filho na sua
entrega até à morte, e morte de cruz (Flp 2,8). Além disso, o “raio-X” da fé mostra como se realiza a
passagem do AT para o NT. Como em Caná, a Mãe de Jesus representa o AT. O
Discípulo Amado representa o NT, a comunidade que cresceu ao redor de Jesus. É
o filho que nasceu do AT, a nova humanidade que se forma a partir da vivência
do Evangelho do Reino. No fim do primeiro século, alguns cristãos achavam que o
AT já não era necessário. De fato, no começo do segundo século, Márcion recusou
todo o AT e ficou só com uma parte do NT. Por isso, muitos queriam saber qual a
vontade de Jesus a este respeito.
* João 19,26-28 : O
Testamento ou a Vontade de Jesus
As palavras de Jesus são significativas. Vendo sua mãe
e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: "Mulher, eis aí o seu filho." Depois disse ao discípulo: "Eis aí a sua mãe." Os Antigo
e o Novo Testamento devem caminhar juntos. A pedido de Jesus, o discípulo
amado, o filho, o NT, recebe a Mãe, o AT, em sua casa. É na casa do Discípulo
Amado, na comunidade cristã, que se descobre o sentido pleno do AT. O Novo não
se entende sem o Antigo, nem o Antigo é completo sem o Novo. Santo Agostinho
dizia: “Novum in vetere latet, Vetus in
Novo patet”. (O Novo está escondido no Antigo. O Antigo desabrocha no
Novo). O Novo sem o Antigo seria um prédio sem fundamento. E o Antigo sem o
Novo seria uma árvore frutífera que não chegou a dar fruto.
* Maria no Novo Testamento
De Maria se fala pouco no NT, e ela mesma fala menos
ainda. Maria é a Mãe do silêncio. A Bíblia conservou apenas sete palavras de
Maria. Cada uma destas sete palavras é como uma janela que permite olhar para
dentro da casa de Maria e descobrir como ela se relacionava com Deus. A chave
para entender tudo isso é dada por Lucas nesta frase: “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em
prática." (Lc 11,27-28)
1ª Palavra: "Como pode ser isso
se eu não conheço homem algum!" (Lc 1,34)
2ª Palavra: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se
em mim segundo a tua palavra!" (Lc 1,38)
3ª Palavra: "Minha alma louva o Senhor, exulta
meu espírito em Deus meu Salvador!" (Lc 1,46-55)
4ª Palavra: "Meu filho porque nos fez isso? Teu
pai e eu, aflitos, te procurávamos" (Lc 2,48)
5º Palavra: "Eles não tem mais vinho!" (Jo
2,3)
6ª Palavra: "Fazei tudo o que ele vos
disser!" (Jo 2,5)
7ª Palavra:
O silêncio ao pé da Cruz, mais eloqüente que mil palavras! (Jo 19,25-27)
4) Para um confronto pessoal
1) Maria ao pé da Cruz. Mulher forte,
silenciosa. Como é minha devoção a Maria, a mãe de Jesus?
2) Na Pietà de Miguelangelo, Maria aparece bem jovem, mais jovem que o
próprio filho crucificado, quando já devia ter no mínimo em torno de 50 anos. Perguntado porque tinha esculpido o rosto da
Maria tão jovem, Miguelangelo respondeu:
“As pessoas apaixonadas por Deus não envelhecem nunca”.
Apaixonada por Deus! Existe paixão por Deus em mim?
5) Oração final
Quão grande é, Senhor, vossa bondade,
que reservastes para os que vos temem
e com que tratais aos que se refugiam em vós,
aos olhos de todos. (Sl 30,20)
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